Veja como usar a cromoterapia para melhorar a qualidade do sono

Veja como usar a cromoterapia para melhorar a qualidade do sono

As cores são capazes de ocasionar muitos efeitos em nossas vidas, inclusive podem induzir o sono e aumentar sua intensidade. Existe uma técnica milenar que utiliza as cores como tratamento para diversos males, como a insônia, ela é chamada cromoterapia e tem o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde desde os anos 70.

Ela é um tratamento alternativo que busca o equilíbrio entre o corpo e a mente através das ondas emitidas por cada tonalidade. São usados os tons presentes no arco-íris, onde cada um deles provoca uma sensação diferente.

Toda essa mudança nas sensações e no organismo começou a ser usada em outras áreas, como no marketing e na decoração. Ambos usam o sentimento criado por uma cor para compor ambientes, embalagens e tornar a vida mais confortável.

Utilizando este recurso é possível deixar o quarto perfeito para induzir o sono e aumentar a sua qualidade. As cores podem ser usadas nas paredes, objetos, roupa de cama e até no pijama feminino e masculino.  Veja o que cada uma representa:

Vermelho – Representa estímulo e melhora a capacidade dos sentidos do corpo, como tato e visão, ela é pouco recomendada para usar no quarto, mas é perfeita para locais que necessitam de criatividade ou para aguçar a sexualidade;

Laranja – O tom carrega a felicidade, melhora a respiração e estimula. Ela é indicada para locais onde são feitas as refeições, por agir de forma positiva no sistema digestivo;

Amarelo – O amarelo ajuda a amenizar os sintomas de depressão e também é um aliado da digestão, por isso é comum seu uso em restaurantes;

Verde – Ajuda a equilibrar os sentimentos e sensações, além de remeter a natureza. Esse tom auxilia no cuidado com os hormônios;

Azul – Calma e tranquilidade são lembrados diante da cor azul, que são sensações indispensáveis na hora de dormir, por isso a maior parte dos modelos de pijama feminino e masculino contam com a tonalidade;

Violeta – O violeta é capaz de reduzir a fome e despertar.

Como usar a cromoterapia no quarto

Não são somente as luzes que ajudam na mudança de humor e sensações, qualquer objeto e local de uso cotidiano pode ter um efeito semelhante. O quarto é o local ideal para deixar de acordo com as indicações da cromoterapia e obter um efeito positivo no sono.

O mais aconselhável é ter as paredes, lençóis e roupas de dormir com tons claros, como branco e azul pastel, pois são cores que carregam a paz e amenizam os estímulos. Quem possui pressão alta ou mora em uma região muito quente pode colocar tons de verde para melhorar a pressão sanguínea e o ar. Essas pequenas mudanças podem acrescentar mais horas e melhorar a qualidade do sono.

Com essas dicas em mente, você pode escolher entre as diversas opções de roupas de dormir presentes na Paulienne. Além das cores, a marca se preocupa com tecidos, modelagens e tendências, para deixar o sono melhor e o estilo sempre presente.

Paulienne

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