Como a independência emocional pode ser importante para o dia a dia

Como a independência emocional pode ser importante para o dia a dia

A independência emocional é um tema que está cada vez mais em voga quando o assunto é relacionamento, afinal manter uma relação afetiva construtiva e saudável é extremamente importante para uma vida mais feliz em uma série de aspectos que vão além desta união.

O que é independência emocional?

A independência emocional consiste em uma relação afetiva interpessoal, seja em um relacionamento amoroso, com familiares ou até amizades, onde você não necessita da outra pessoa para viver bem e seguir com a sua vida em busca dos seus objetivos.

Se atente que a independência emocional está longe de ser algo como não se importar com a outra pessoa, mas sim, manter uma relação saudável ao ponto de conseguir impor os seus anseios e vontades sem o medo constante de gerar uma mágoa que possa frustrar este relacionamento de algum modo.

Por que a independência emocional é tão importante?

A independência emocional é extremamente importante porque ela cria uma condição muito crucial para que as pessoas conquistem os seus objetivos e limitem as suas frustrações, que é a liberdade em diversos âmbitos, pois não há a necessidade de atrelar as suas conquistas e felicidade a uma união.

Ou seja, uma pessoa com dependência afetiva possui uma extrema dificuldade em traçar planos e conquistar objetivos, atrelando a sua felicidade a uma condição que não depende de si, mas sim de outra pessoa, que, normalmente, tende a priorizar os seus objetivos

Uma relação onde uma das partes possui dependência emocional não é construtiva, ao menos não de maneira minimamente igualitária, visto que, enquanto uma parte do relacionamento faz de tudo para alcançar os seus sonhos, a outra parte não traça os seus próprios objetivos e vê como propósito de vida apenas a gerar um suporte e apoio para outra parte.

No entanto, por mais que um relacionamento nestes moldes possa ser interpretado como uma doação plena em uma pessoas, na verdade, se trata de uma receita quase que infalível para frustração e sensação de sufocamento da outra parte.

Como identificar se você é dependente emocionalmente?

Identificar questões psicológicas está longe de ser uma tarefa simples, isso porque tendemos a mascarar os sintomas em um ponto que passa a ser praticamente irreconhecível sem o auxílio de um profissional.

Ainda assim, a dependência emocional, normalmente, está relacionada às questões do passado, principalmente com uma infância marcada por bloqueios e falta de liberdade, acarretando sintomas de carência, sentimento de rejeição, insegurança, medo da perda, baixa autoestima e excesso de subordinação.

Por isso, se você identifica alguma das questões acima a respeito da sua infância, e os sintomas te acompanham atualmente, é provável que você tenha alguma dependência emocional, por isso, fique alerta, e, se necessário, não exite em procurar um auxílio psicológico.

Agora que você já sabe um pouco mais da importância que a independência emocional, sinta-se mais empoderada se vestindo para dormir do jeito que você deseja, seja de forma sensual, com conforto, de modo clássico e bem aquecida, independentemente da sua opção, a Paulienne possui o pijama que você deseja.

Paulienne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *