Descubra a importância do empoderamento feminino na atualidade

Descubra a importância do empoderamento feminino na atualidade

Diante das imposições da sociedade sobre formas de agir e viver das mulheres, surgiu o termo “empoderamento”, fruto da palavra empoderar e que se tornou um lema no feminismo. Pode parecer piegas, mas falar sobre como ser uma mulher empoderada é essencial para abrir os olhos a quem ainda não conhece muito sobre o assunto. Algumas atitudes mudam a forma de agir, pensar, viver e até melhoram os relacionamentos. 

O primeiro a se pensar é que ser empoderada não é um modo de competir com os homens, mas de equiparar sua vida com os demais, deixando todos com direitos iguais, seja do ponto de vista político, financeiro, trabalhista, material e até no modo de se vestir.

Ser empoderada é saber seu próprio valor e capacidade, independentemente do seu corpo ser diferente dos padrões da sociedade ou da profissão ser mais executada por homens, é expressar sua opinião, ter voz e, principalmente, ser ouvida. 

Um conjunto de comportamentos e ações foi capaz de mudar muito a “mulher”, graças ao alcance da internet e da voz das que possuem coragem para falar. O empoderamento começou há muito tempo, quando as mulheres passaram a trabalhar fora, votar, ter opinião sobre seu próprio corpo e muito mais, hoje a batalha está na aceitação, inclusão e equiparação.

Tudo pode mudar com o empoderamento

Para muitas das mulheres o empoderamento tem envolvimento somente com autoestima, mas ele abrange muito mais. Primeiramente ele começa com os auto cuidados, conhecimento sobre si e seu corpo, mas depois passa pelos direitos, deveres, funções, família, dinheiro, filhos e tudo que envolve a vida.

Uma mulher empoderada é capaz de correr atrás de seus desejos e direitos, para se equiparar com os homens, que perante a sociedade são mais livres e donos de si, além de serem mais beneficiados no mercado de trabalho com salários superiores, melhores cargos e classificação mais fácil. Veja alguns exemplos de mulheres que mudaram o curso do mundo:

– Ellen Johnson-Sirleaf – Eleita a primeira presidente no mundo, o fato ocorreu em 2005, e foi um marco para a política. Assim abriu caminho para as mulheres em um cargo de extremo poder em uma nação, como ocorreu com Dilma Rousseff no Brasil;

– Gertrude B. Ellion – Dona do Nobel de Medicina de 1988, após concluir suas pesquisas sobre câncer e leucemia. Uma das descobertas da empoderada foi a medicação que ajuda no combate da leucemia e outros cânceres, assim surgiu a quimioterapia altamente usada até os dias de hoje;

– Hedwig Eva Maria Kiesler – Com uma beleza ímpar, Eva foi além de sua carreira de atriz e inventou um aparelho que cria interferência de rádio, ajudando a despistar os nazistas durante a guerra. Esse sistema foi o primeiro usado na telefonia móvel para fazer a conexão wireless.

Essas são apenas 3 exemplos de mulheres empoderadas que mudaram nossas vidas e do mundo todo, graças a perseverança, inteligência, autoestima e o poder, deixando claro a importância do empoderamento. 

Por todos esses motivos, a Paulienne se orgulha em ser uma das opções para as bravas e competentes mulheres brasileiras, com vestimentas confortáveis e para todos os estilos.

Paulienne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *