5 cuidados para manter com tecido de pijama

5 cuidados para manter com tecido de pijama

O pijama é uma peça fundamental, afinal intensifica as noites de sono e proporciona conforto. Por isso, é importante manter as peças como novas e assim tê-las por muitos anos. Existem alguns cuidados que ajudam na conservação das roupas de dormir, fazendo o investimento na peça valer a pena e o conforto ser mantido por muito tempo. Confira as dicas e preserve suas camisolas e pijamas:

Lavagem especial

É essencial se atentar às etiquetas na hora de lavar a roupa, pois cada fabricante estipula um modo de higienização que não causará danos aos seus produtos. Cada modelo e tecido possui recomendações diferentes, sendo que as delicadas devem ser lavadas a mão e secas na sombra.

Geralmente os comandos são ilustrados por desenhos intuitivos, mas às vezes são difíceis de descobrir o significado, neste caso basta pesquisar por “significado etiquetas” no Google, assim fica mais fácil desvendar as instruções.

Modos de lavagem mais eficientes

A rotina agitada faz com que a maioria das pessoas utilize equipamentos automatizados para realizar as tarefas cotidianas, como as máquinas de lavar e secadoras. No entanto, eles costumam reduzir a vida útil de algumas peças, como as de renda e outros tecidos finos. Por isso, o mais correto é lavar a mão, mas nem sempre é possível. 

Neste caso, contar com um saco de lavagem é crucial, ele é encontrado em lojas de utilidades e tem a função de proteger as peças em seu interior. Com o aparato, a camisola não entra em contato com as demais roupas e não sofre atritos ou criação de bolinhas. A programação da máquina também deve ser mais suave, sempre no ciclo delicado.

Secagem 

O modo mais eficiente de secagem encontra-se descrito em cada pijama, mas a máquina de secar não costuma ser uma opção cabível. Ela efetua uma secagem quente e pode deteriorar o tecido, além de encolher e deformar. Por isso, opte sempre que possível pela secagem natural, sendo indicado o sol em alguns casos ou a sombra em outros.

Armazenamento assertivo

Guardar as roupas no armário parece muito simples e sem mistérios, mas é essencial saber a necessidade do pijama feminino ou de qualquer outra roupa de dormir. As confeccionadas em algodão, por exemplo, podem ser dobradas e colocadas em gavetas, enquanto as de seda e tecidos de amassam devem ser penduradas.

Este cuidado mantém a peça sem amassados e evita a deformação de algumas delas, portanto é crucial para a conservação do pijama.

Periodicidade para a lavagem do pijama

Um estudo feito pela Universidade de Nova York mostrou que o uso da roupa de dormir se prolonga por mais de uma semana, mas não acompanha a necessidade real. Os especialistas recomendam que em noites de temperatura amenas, eles sejam usados por até 4 dias consecutivos, depois devem ser higienizados para eliminar as secreções do corpo. Isto porque as células desprendidas do corpo e o suor podem prejudicar a pele e até causar alergias.

Paulienne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.