5 dicas e cuidados para manter com suas roupas de dormir

5 dicas e cuidados para manter com suas roupas de dormir

Na hora de dormir, o pijama é um aliado do conforto, por isso deve ser preservado para durar por muito tempo. Veja alguns cuidados para manter a roupa de dormir feminina, masculina e infantil sempre nova:

Sigas as instruções

Entre todos os fabricantes existe um detalhe em comum, as instruções de uso. Elas são feitas para evitar danos e aumentar a vida útil da roupa de dormir. É imprescindível seguir cada indicação da peça, que é criada de acordo com os processos de fabricação, tipo do tecido e adereços utilizados. 

As regras mostram como lavar, secar e passar, além de quais produtos são incompatíveis. É essencial se atentar a temperatura da água, lavagem manual, recomendação do alvejante, centrifugação, utilização do ferro de passar e opção a seco. 

Lavagem de itens delicados

De maneira geral, as peças mais delicadas exigem um cuidado maior, como as que contam com estampas em silk screen, rendas, bordados e tecidos refinados como a seda, liganete e o cetim. Esta atenção está ligada aos baby dolls, short dolls, camisolas sensuais e lingeries.

Para isso, é preciso lavar a mão ou usar o ciclo “delicado” da máquina, além de colocar a vestimenta dentro de uma embalagem adequada para o processo. Não é indicado usar água quente ou secar em secadora este tipo de peça, inclusive são poucas as fabricações brasileiras que suportam este sistema de higienização.

Cuidados com a lavagem

É preciso separar as roupas por categoria antes de lavar, para evitar que soltem tinta ou danifiquem as demais. As bolinhas, por exemplo, são comuns em alguns tipos de panos e criadas no processo de lavagem, quando tecidos diferentes são misturados. As toalhas e outros acessórios felpudos não podem ser adicionados junto às demais peças.

O ciclo da máquina deve estar de acordo com o conteúdo presente para lavagem, portanto roupas delicadas batem no modo moderado, como é o caso do pijama feminino, masculino e infantil.

O último adendo é relacionado com o produto para limpeza, que também possui variações de acordo com a cor e aroma. Somente as roupas brancas podem ser lavadas com o sabão em pó especial e tira manchas, as demais usam o clássico. 

É essencial contar com uma boa marca de sabão e amaciante, já que estes ajudam na conservação do pano, da cor e também do cheiro, mas tem como papel principal promover uma roupa mais agradável ao toque com a pele.

É preciso passar?

Passar a roupa de dormir é opcional, inclusive este é um processo que caiu em desuso nos últimos anos. A maioria dos pijamas e camisolas possuem tecidos que não amassam e não precisam ser passados. Em contrapartida está o calor do ferro que ajuda a eliminar algumas bactérias, por isso é indicado realizar o processo com vestimentas infantis.

Como guardar

O armazenamento também é diferenciado pelo modelo do pijama. As camisolas com bojo, por exemplo, precisam ser guardadas penduradas, para não danificarem a estrutura do acessório, já alguns materiais devem ser dobrados perfeitamente para não amassarem.

Paulienne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.