5 passos para adquirir independência emocional

5 passos para adquirir independência emocional

A maioria das pessoas sofrem com a dependência emocional, mas nem imaginam os males desta ligação. Apesar das emoções moverem os seres humanos, elas podem e devem ser controladas.

É preciso saber o quanto se dedica a terceiros e colocar sua vida na prioridade. Este é um aspecto muito normal na vida das mães, mas pode acontecer com qualquer pessoa. Veja os 5 passos para ser mais independente:

Admita a dependência

Assim como qualquer aprendizado, é preciso aceitar o erro para buscar por conserto. Por isso, o primeiro passo é saber o quão dependente você é. A visão externa pode até apontar o problema, mas somente a decisão de mudar e o conhecimento funcionam efetivamente.

É preciso ficar atento aos sinais, que indicam a necessidade de ajuda. Seja através da autoestima ou processo terapêutico. Isto não indica que sofre por abusividades, afinal na maior parte dos casos a falta da autovalorização provoca o problema.

Saiba o quanto é importante

Colocar as pessoas sempre à frente é um sinal da dependência. Ele não permite que a valorização pessoal ocorra, assim os problemas de terceiros passam a frente dos próprios, criando um círculo vicioso. 

Veja todos os sonhos e objetivos, analise quais foram alcançados, veja suas conquistas, entenda a importância da sua presença e o tudo que funciona por sua causa. Comece tomando atitudes para se sentir melhor, escolhas simples já fazem a diferença, como optar por um filme ou escolher o restaurante que te faça feliz.

O controle não é todo seu

Mesmo as pessoas mais atarefadas e controladoras não possuem o controle de tudo. Existem eventos que ocorrem ao acaso, assim como as responsabilidades devem ser compartilhadas, mesmo que de maneira diferente. Não carregue o mundo nas costas, é preciso dividir responsabilidades e saber quando pedir ajuda, você não pode estar no controle de tudo e se sentir culpado quando um imprevisto acontece. Com isso, as quedas são menos duras e a culpa não cai sobre você.

Amplie sua rede de apoio

A rede de apoio é constituída por familiares e amigos, que são as pessoas que ajudam em todos os tipos de situações. Um erro comum é contar apenas com uma pessoa, como o companheiro ou um familiar. Primeiramente este ato sobrecarrega o outro e depois cria uma ligação de dependência emocional. Se acha que depende demais das pessoas ao seu entorno e sua rede é pequena, pense em realizar um processo terapêutico, afinal é preciso viver em sociedade, ajudar e ser ajudado.

Se programe

Um passo crucial para atingir a independência emocional é se colocar em primeiro lugar. É preciso programar a sua vida de acordo com suas necessidades, tarefas e sonhos, para depois colocar os obstáculos de terceiros na lista. Por mais simples que sejam os compromissos, é preciso colocá-los na frente, afinal você depende das pessoas, mas elas podem viver sem depender de você.

Siga estes passos e tenha uma vida mais feliz, que refletirá em seus relacionamentos e em todos os pontos de sua vida.

Paulienne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *