4 características de uma mulher empoderada

4 características de uma mulher empoderada

Por dezenas de anos a mulher viveu como uma sombra do homem, foram décadas de luta para conseguir o direito de trabalhar, votar, estudar e optar por uma vida que não fosse destinada ao casamento e procriação. 

Agora todas estão unidas em busca da igualdade, afinal o sexo masculino ainda é considerado superior em muitos aspectos e reduz tudo a “fragilidade feminina”. Com isso, surgiu o termo “empoderamento”, que foi derivado dos movimentos feministas, mas mostra a importância de saber seus direitos, ser independente e se amar.

Existem algumas características que toda mulher empoderada tem em comum, confira as principais:

Tomadora de decisões

As mulheres empoderadas sabem tomar decisões e não precisam de apoio para isto, são esclarecidas e sabem que tudo acarreta consequências, mas o medo não faz parte deste processo. É preciso conhecer a si mesma, seus limites e consequências, para saber onde deseja chegar e quais decisões são mais assertivas. Assim, quando algo foge do controle sabe que é hora de recomeçar e aprender com seus erros.

Rainha do amor próprio

Um ponto marcante entre as mulheres empoderadas é a autoestima, fruto de um conhecimento de seu corpo. O início deste relacionamento vitalício é o conhecimento, que mostra toda a capacidade do corpo, desde suas belas formas, mecanismos para uso e a maravilhosa capacidade de gerar uma vida, mas com suas diferenças e distinções. É ciente de que a beleza do corpo não é apenas na aparência da perfeição e da imposição da sociedade, é muito mais e se inicia no interior.

Não busca por aceitação

A aceitação é um processo que ocorre desde o nascimento, onde nossas diferenças nos torna reféns da aceitação. As mulheres sofrem com as imposições de padrões de beleza, além de tradições ligadas à feminilidade, heterossexualidade, maternidade e muitas outras questões.

Caso fuja de um dos estereótipos citados, passa pelo problema de críticas, preconceito e busca pela aceitação. Quando se sente empoderada descobre um universo aleatório à opinião alheia, onde as decisões não dependem de terceiros.

Independente

A independência é o maior dos traços de uma empoderada, pois ela sabe que o futuro só depende de si mesma. Para isso, é preciso estar ciente das decisões e dos enfrentamentos de cada uma delas.

Ser independente não significa apenas ganhar seu próprio dinheiro, é saber que seu corpo, pensamento e vontade é totalmente individual. Deixar de lado a interferência externa, relações abusivas e correr atrás dos sonhos faz parte desta etapa, mesmo que ela tenha que ser feita sozinha.

Ainda não sabe como ser uma mulher empoderada? Comece com pequenas mudanças, entenda que das roupas aos relacionamentos tudo é controlado por você, não deixe se levar pelas críticas, descubra o quanto seu corpo é incrível e o quão importante você é para o mundo.

Estas mudanças são o início de um jornada de autoconhecimento, respeito e independência, que refletirá em sua postura, saúde e aparência, além de trabalhar para um futuro mais promissor para as mulheres que estão por vir.

Paulienne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.